sábado, 18 de agosto de 2012

Afinal, o que é DORT?


São Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT objetiva simplificar, uniformizar e adequar o trabalho do médico perito ao atual nível de conhecimento desta nosologia.

Sentindo dores frequëntes nos braços ou costas? Cuidado, você pode estar desenvolvendo algum tipo de lesão muscular.Conhecidas pelas siglas DORT ou LER(Lesões por Esforços Repetitivos), tais patologias afetam tendões, músculos e nervos, principalmente os do pescoço e dos braços.

Causas e conseqüências
As principais causas de tais patologias são os movimentos repetitivos, além de postos de trabalhos inadequados, fazendo com que fiquemos em posturas incorretas por muito tempo.

Por sua vez, as conseqüências mais comuns são:
  • tendinites, as inflamações nos tendões;
  • epicondilites, as inflamações nos cotovelos;
  • síndrome do túnel do carpo, que é a inflamação do nervo na região do punho.
Entre as queixas mais recorrentes estão dores, sensações de peso e cansaço, formigamento.
Dores recorrentes de LER
Evitando o problema
A melhor tática contra a DORT é a prevenção. As seguintes dicas poderão ajudá-lo a combatê-la. A seguir, abaixo:

  • Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10min a cada 1 hora sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço.

  • Algumas empresas oferecem aos seus funcionários pausas para ginástica laboral, que consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho que buscam evitar tais problemas ocupacionais relacionados ao esforço repetitivo.
  • ginastica3.jpg ginastica4.jpg
    Caso sua empresa não ofereça tal recurso, alguns exercícios para fortalecimento da musculatura dos dedos das mãos, punhos e antebraços podem ser realizados. Para isso, bolas de borracha podem ser utilizadas. Encontramos vários modelos no mercado, desde as mais simples as mais sofisticadas.


    Fonte: http://administrando.net/dort-como-prevenir-se-de-lesoes-musculares-no-trabalho/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário